Dia Internacional da Mulher



8 Março, 21h30, MAEDS
Conferência
"As sociedades contemporâneas e as questões das mulheres - silêncios e realidades. "

Regina Marques e Sandra Benfica do Secretariado Nacional do MDM.

Org. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ Associação de Municípios da Região de Setúbal (MAEDS /AMRS) e Movimento Democrático de Mulheres (MDM).


Sinopse

O MAEDS/AMRS decidiu comemorar o Dia Internacional da Mulher convidando o Movimento Democrático de Mulheres que celebra em 2018 os 50 anos da sua existência. Meio século na existência de uma organização de mulheres que tem tido uma actividade constante e permanente é um facto inédito que deve ser visto como um estímulo à participação das mulheres e é um testemunho de que vale a pena lutar e ser persistente.

O mote da Conferência que terá lugar no próprio dia 8 de Março é actual e pertinente. As Sociedades contemporâneas e as Questões das mulheres - Silêncios e Realidades, é o tema abordado por Regina Marques e Sandra Benfica da direcção do MDM que procuram descortinar os grandes mitos que rodeiam hoje a condição humana das mulheres em contraponto com as realidades silenciadas, esquecidas, deturpadas da grande massa de mulheres.

A questão das mulheres é uma questão marcada por uma história milenar com êxitos e sobressaltos diferenciados em função dos contextos sociais, económicos, culturais e políticos que não se podem escamotear ou esbater. A condição feminina na sociedade e na vida é interdependente de acontecimentos de natureza psicológica, técnica e tecnológica e as suas mais profundas alterações advém do pulsar das grandes revoluções feitas pelos humanos. Contudo, no tempo presente, apesar de se viver um estado do mundo dito global e informatizado, não se pode apagar a história e a memória das lutas das mulheres de gerações múltiplas que criaram as amarras de um mundo mais auspicioso para as mulheres mas simultaneamente mais precário, instável e socialmente injusto. Celebrar o Dia Internacional da Mulher com esta temática é pois actualizar o presente e dar corpo a ideais para a sociedade do futuro. Todas e todos estão convidadas.

Entrada Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário