9 Março, 21h30, MAEDS





Encerramento do ciclo de Comemorações do Bicentenário de Almeida Carvalho

Conferência
"Aspectos das explorações em Tróia da Sociedade Arqueológica Lusitana com base em documentação inédita e o seu epílogo: a actuação de Almeida Carvalho."

Prof. Catedrático João Luís Cardoso

Org. Comissão Organizadora do Bicentenário, Museu de Arqueologia e Etnografia do
Distrito de Setúbal /Associação de Municípios da Região de Setúbal (MAEDS /AMRS).

Encerramento do ciclo de conferências das Comemorações do Bicentenário
de Almeida Carvalho

A Setúbal da segunda metade do século XIX atinge um dos momentos mais relevantes da sua história. Adquire definitivamente um modo de vida urbano, com a inerente complexidade demográfica, económica, social, política e cultural.
A consciencialização colectiva de que há uma memória a preservar sedimentada pelo tempo longo é um dos traços mais característicos do meio urbano. A sua elite intelectual cria, como em outras cidades europeias coevas, uma academia para o estudo desse Passado, a Sociedade Arqueológica Lusitana, no ano de 1849. Os seus principais objectivos eram a escavação das Ruinas Romanas de Tróia e a criação de um Museu em Setúbal. Sobre essa aventura iniciada por notável grupo de eruditos a que pertenceu João Carlos de Almeida Carvalho, irá falar o ilustre conferencista, Prof. João Luís Cardoso, arqueólogo e professor catedrático que tem vindo a dedicar-se à investigação sobre a história da Arqueologia em Portugal.

Entrada Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário