10 Março, 16h00, MAEDS

Conferência

"ANA DE CASTRO OSÓRIO, ESCRITORA, EDITORA E TRADUTORA"

 Prof.ª Fátima Ribeiro de Medeiros. 


Org. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ Associação de Municípios da Região de Setúbal (MAEDS /AMRS)




RESUMO

Ler Ana de Castro Osório é descobrir uma personalidade multifacetada. Escritora, editora, tradutora, pedagoga, republicana e figura tutelar do feminismo português do início do século XX, ligada ao jornalismo, à defesa do ambiente, ao associativismo, muitas são as áreas em que combateu, usando a palavra como arma na divulgação do seu pensamento, procurando promover a educação e a promoção da criança e da mulher em termos de educação, formação e afirmação. Com esta conferência pretende-se revisitar a sua obra, da rescrita de textos da tradição oral à produção de originais para crianças e adultos, das traduções à literatura de intervenção, das homenagens literárias às conferências, palestras e folhetos de propaganda e intervenção feminista, republicana e pedagógica, até a obras de referência como À Mulher Portuguesa e A Mulher no Casamento e no Divórcio.



9 Março, 21h30, MAEDS





Encerramento do ciclo de Comemorações do Bicentenário de Almeida Carvalho

Conferência
"Aspectos das explorações em Tróia da Sociedade Arqueológica Lusitana com base em documentação inédita e o seu epílogo: a actuação de Almeida Carvalho."

Prof. Catedrático João Luís Cardoso

Org. Comissão Organizadora do Bicentenário, Museu de Arqueologia e Etnografia do
Distrito de Setúbal /Associação de Municípios da Região de Setúbal (MAEDS /AMRS).

Encerramento do ciclo de conferências das Comemorações do Bicentenário
de Almeida Carvalho

A Setúbal da segunda metade do século XIX atinge um dos momentos mais relevantes da sua história. Adquire definitivamente um modo de vida urbano, com a inerente complexidade demográfica, económica, social, política e cultural.
A consciencialização colectiva de que há uma memória a preservar sedimentada pelo tempo longo é um dos traços mais característicos do meio urbano. A sua elite intelectual cria, como em outras cidades europeias coevas, uma academia para o estudo desse Passado, a Sociedade Arqueológica Lusitana, no ano de 1849. Os seus principais objectivos eram a escavação das Ruinas Romanas de Tróia e a criação de um Museu em Setúbal. Sobre essa aventura iniciada por notável grupo de eruditos a que pertenceu João Carlos de Almeida Carvalho, irá falar o ilustre conferencista, Prof. João Luís Cardoso, arqueólogo e professor catedrático que tem vindo a dedicar-se à investigação sobre a história da Arqueologia em Portugal.

Entrada Livre

Dia Internacional da Mulher



8 Março, 21h30, MAEDS
Conferência
"As sociedades contemporâneas e as questões das mulheres - silêncios e realidades. "

Regina Marques e Sandra Benfica do Secretariado Nacional do MDM.

Org. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ Associação de Municípios da Região de Setúbal (MAEDS /AMRS) e Movimento Democrático de Mulheres (MDM).


Sinopse

O MAEDS/AMRS decidiu comemorar o Dia Internacional da Mulher convidando o Movimento Democrático de Mulheres que celebra em 2018 os 50 anos da sua existência. Meio século na existência de uma organização de mulheres que tem tido uma actividade constante e permanente é um facto inédito que deve ser visto como um estímulo à participação das mulheres e é um testemunho de que vale a pena lutar e ser persistente.

O mote da Conferência que terá lugar no próprio dia 8 de Março é actual e pertinente. As Sociedades contemporâneas e as Questões das mulheres - Silêncios e Realidades, é o tema abordado por Regina Marques e Sandra Benfica da direcção do MDM que procuram descortinar os grandes mitos que rodeiam hoje a condição humana das mulheres em contraponto com as realidades silenciadas, esquecidas, deturpadas da grande massa de mulheres.

A questão das mulheres é uma questão marcada por uma história milenar com êxitos e sobressaltos diferenciados em função dos contextos sociais, económicos, culturais e políticos que não se podem escamotear ou esbater. A condição feminina na sociedade e na vida é interdependente de acontecimentos de natureza psicológica, técnica e tecnológica e as suas mais profundas alterações advém do pulsar das grandes revoluções feitas pelos humanos. Contudo, no tempo presente, apesar de se viver um estado do mundo dito global e informatizado, não se pode apagar a história e a memória das lutas das mulheres de gerações múltiplas que criaram as amarras de um mundo mais auspicioso para as mulheres mas simultaneamente mais precário, instável e socialmente injusto. Celebrar o Dia Internacional da Mulher com esta temática é pois actualizar o presente e dar corpo a ideais para a sociedade do futuro. Todas e todos estão convidadas.

Entrada Livre

Projecto Educativo "O Museu vai à escola..."

Exposição
"ÁGUAS DE SILÊNCIO"
Fotografia de Rosa Nunes

A exposição "Águas de Silêncio" de Rosa Nunes, dedicada aos estuários do Tejo e Sado estará patente na Escola Secundária Sebastião da Gama  até  21 de Março de 2018.

PAISAGENS ESTUARINAS DO SADO E TEJO EM PROJECTO FOTOGRÁFICO

A presente exposição integra-se nos objectivos do MAEDS de produção de conhecimento e de informação sobre as realidades estuarinas do Sado e Tejo.
Na instalação dedicada à espécie Himantopus himantopus impera o movimento, quer na dança clássica da ave pernalta, quer no seu voo acrobático. O primeiro andamento da instalação “dança com perna-longa” é um estudo de etologia, mas é também um desafio à nossa capacidade de nos emocionarmos com o restante reino animal. O segundo andamento da instalação dedicado ao voo da mesma ave contém a alegria e a libertação que, em determinadas circunstâncias, o simples abrir de uma janela pode causar nas nossas vidas.
Na apresentação multimédia, a contenção cromática imposta nas imagens impressas dá lugar a uma explosão de formas e cores, onde se desvendam as múltiplas realidades dessas zonas húmidas, dos seus valores paisagísticos, da biodiversidade, das arquitecturas humanas que no tempo longo se foram fundindo com o ambiente. Todas as escolhas são possíveis em uma visita atenta aos estuários do Sado e Tejo...

Perna - Longa (Himantopus himantopus). Com o comprimento de cerca de 36cm, esta espécie nidifica nas regiões tropicais e subtropicais do Velho e Novo Mundo. Evitando a costa marítima, prefere ambientes de águas lagunares, salobras, pouco profundas, fundos lamacentos, capturando quer animais flutuantes, quer imersos como girinos. Invernante na metade sul da Península Ibérica, forma colónias dispersas que constroem os ninhos, geralmente a descoberto, em locais secos, junto de áreas alagadas, de preferência em ilhotas ou em línguas de terra. Os ovos, em número de quatro, medem 4,4cm de comprimento. O período de criação pode estender-se por largo espaço de tempo, realizando-se a postura de meados de Maio a meados de Junho. A incubação dura entre 25 e 26 dias. Se nos aproximarmos da colónia, as aves adultas voam contra nós; conservando uma distância de alguns metros, circulam várias vezes à nossa volta com gritos altos que soam como latidos de um pequeno cão.

MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ AMRS- Associação de Municípios da Região de Setúbal. Avenida Luisa Todi, nº162 2900-451 Setúbal, PORTUGALTel.: +351 265 239 365/ 939553004; http://maeds.amrs.pt