Comemore o Centenário do Nascimento do Nobel da literatura Portuguesa.


Passe pelo Museu e visite as duas exposições inspiradas no livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago.

Deixamos-lhe hoje um pequeno vídeo sobre  “Blindness” de Rosa Nunes.

Realização de Fernando Almeida.

https://www.youtube.com/watch?v=yH8mhth7Y1U





ARQ - ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA

 Em 2023 o MAEDS iniciará um novo Projecto de Investigação Científica, aprovado em Outubro de 2022, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), centrado na Arqueologia da Arrábida e com a duração de quatro anos, ARQ-ARRÁBIDA ARQUEOLÓGICA - Arrábida da Pré-História recente ao Período Romano: Chibanes, Pedrão e Creiro. Um projecto de investigação ao serviço do desenvolvimento regional:

Valorizar e criar Património Cultural Colectivo, ao serviço do Conhecimento, da Educação, da Conservação ambiental e do Turismo sustentável, no coração da Arrábida.

Para continuar a ler clique aqui:



Os nossos parceiros:


Temos o prazer de noticiar o próximo ciclo de actividades SYNAPSIS, focado no poeta Sebastião da Gama. A não perder!


 


Partilhamos consigo o vídeo da exposição “Bocage Entre Nós”, patente no MAEDS até ao dia 30 de Dezembro. Visite-nos!

Realização de Fernando Almeida
"Bocage Entre Nós"
TER. a SÁB. das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Entrada Livre




Pré-história da Área de Sines

Disponibilizamos hoje uma obra de referência da Pré-história portuguesa, que de alguma forma assinala o início da profissionalização da arqueologia no país. Incorpora um conceito de arqueologia regional com base em escavações arqueológicas em extensão, registos tridimensionais e aplicação de rigoroso método estratigráfico.

http://maeds.amrs.pt/informacao/PUBLICACOES/1981/prehistoria_area_sines_2.pdf



PARA MEMÓRIA FUTURA. EVENTOS DOS MESES DE SETEMBRO-OUTUBRO AINDA POR REGISTAR

Clique aqui para ler a noticia completa sobre os eventos de Setembro-Outubro do MAEDS: http://maeds.amrs.pt/setout22.html



Partilhamos consigo um vídeo sobre a exposição “Ensaio Sobre a Cegueira”, patente no MAEDS até ao dia 30 de Dezembro.

Visite-nos!

Realização de Fernando Almeida




 

CONVITE / PARA GRUPOS ESCOLARES

 

ATELIER: "BOCAGE ENTRE NÓS"

Partindo de uma visita à exposição temporária “Bocage Entre Nós”, os participantes são motivados para a descoberta de aspectos da vida e da obra do Poeta Bocage, do longínquo Séc. XVIII. Serão lidas, discutidas e ilustradas algumas fábulas, que se revelam de grande actualidade.

 

ATELIER: "OLHAR, VER E REPARAR"

Num primeiro momento, através de uma visita guiada às exposições  "Ensaio sobre a Cegueira"    e "Blindness" de Rosa Nunes, os participantes são convidados a reflectir sobre  a diferença entre o olhar, ver e reparar.

Num segundo momento, pretendemos promover o interesse dos alunos pela preservação e protecção do meio envolvente.

 

Actividades gratuitas, sujeitas a marcação.

Duração: cerca de 1h30m

Actividades adaptáveis aos diversos graus de ensino.

De 10 de Outubro a 30 de Dezembro/22

 

Informações e marcações:

Serviço Educativo MAEDS

265239365 / 939553004

maeds@amrs.pt

ORG. MAEDS/AMRS

1ª Edição do Rally Paper Solidário Lisboa Romana | 22 OUTUBRO

 

Ainda se pode inscrever para uma especial visita ao Castro de Chibanes no âmbito da 1ª Edição do Rally Paper Solidário Lisboa Romana - 22 OUTUBRO.

O Rally Paper Solidário Lisboa Romana é uma atividade de divulgação e valorização do património arqueológico do território da área metropolitana de Lisboa, com organização do município de Loures e coorganização dos municípios de Lisboa, da Amadora, de Palmela e do MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / Associação de Municípios da Região de Setúbal.

O itinerário contém 5 etapas e a duração total prevista é de 5h42m com início da prova no Museu Municipal de Loures. O MAEDS realiza a etapa do Castro de Chibanes (Palmela).

Para realizar a inscrição nesta atividade preencha o impresso próprio( http://maeds.amrs.pt/images/2022/10_outubro/rally/fichaInscricao.pdf )e remeta o mesmo para o endereço eletrónico dc_museus@cm-loures.pt.

Sendo um rally solidário a inscrição é paga em géneros. Participe!

Faça aqui o download da ficha de inscrição: http://maeds.amrs.pt/images/2022/10_outubro/rally/fichaInscricao.pdf

Consulte aqui o cartaz da realização: http://maeds.amrs.pt/images/2022/10_outubro/rally/cartaz.pdf




Disponibilização da revista Musa - Museus Arqueologia & Outros Patrimónios, vol. 1

 

Já pode consultar todos os artigos do primeiro volume da revista "Musa - Museus Arqueologia & Outros Patrimónios" aqui: http://maeds.amrs.pt/musa1.html



Para conhecer a Pré-história do maciço ígneo dos Chãos de Sines, mais propriamente a encosta virada à baía de S. Torpes, aqui fica um texto seminal dos arqueólogos do MAEDS, Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, datado de 1984 e inserido no livro de homenagem ao arqueólogo e geólogo Georges Zbyszewski, saudoso mestre.




VISITA GUIADA AO CONVENTO DE MAFRA

 1 outubro/22

Uma iniciativa do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/AMRS e da Junta de Freguesia de São Sebastião.
Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago
Programa:
13h30 - Saída do MAEDS (Av. Luisa Todi, 162, Setúbal)
15h30 - Visita guiada ao Convento de Mafra
17h00 - Regresso a Setúbal
Autocarro gratuito.
Cada participante pagará a sua entrada no Convento de Mafra (cerca de 6 €).
Número de participantes limitado, sujeito a inscrição.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
MAEDS-Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Av. Luisa Todi, 162, 2900, Setúbal
265239365 / 939553004



Ateliers de Verão 2022

 

Como vem sendo habitual, o MAEDS realizou durante o mês de Julho que agora finda um conjunto de ateliers lúdico-pedagógicos, dos quais postamos algumas imagens.

Voto de boas férias para todos os participantes.





Pequenas pérolas quase perdidas

 

Hoje apresentamos desdobrável s/d do grupo de trabalhos de arqueologia, sobre orientação científica de Carlos Tavares da Silva, editado em 1982, pelo Gabinete da Área de Sines.
http://maeds.amrs.pt/



Contamos com a sua presença!

 


Nova peça no acervo do MAEDS em 3D:


Taça de cerâmica pintada da II Idade do Ferro

Vaso caliciforme de cerâmica, decorado com pintura de bandas e traços verticais ondulados de coloração vermelha (séc. III-II a.C.) recuperado no depósito votivo de Garvão (Ourique). Possui cerca de 20cm de diâmetro de bordo e uma altura de aproximadamente 18,5cm. Imagem 3D realizada em Blender. Elaborada por Francisco de Lima Nunes.

http://maeds.amrs.pt/destaque2.html



OS ATELIERS DE VERÃO ESTÃO DE VOLTA AO MAEDS!

AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS!
Ateliers de Verão MAEDS

Ficha de inscrição:

12 a 15 de Julho
CRIA ARTE
Partindo de uma visita à exposição "Temporal Atemporal" pintura de Pedro Almeida, iremos explorar a dimensão artística através de actividades de pintura, desenho e escultura.
Haverá ainda espaço para realizar uma exposição com os trabalhos realizados durante o atelier.

19 a 22 de Julho
O QUE GUARDA UM MUSEU?
Partindo da exploração das exposições permanentes do MAEDS (Arqueologia e Etnografia), os participantes serão desafiados a construir novas interpretações através da criação de personagens, histórias e marionetas.

25 a 29 de Julho
LENDAS DA MINHA REGIÃO
Pretende desenvolver a criatividade, a capacidade de interpretação e comunicação, através da exploração de lendas da Região de Setúbal. Iremos construir pequenos livros, teatro de sombras, postais pop up e ilustrações com diversas técnicas.

Público-alvo: dos 7 aos 14 anos
Duração de cada atelier: 4 dias (terça a sexta)
Horário: 10H00-12H00
Número máximo de participantes: 12
Preço - 12€ (por semana)

Inscrições e informações:
Serviço Educativo MAEDS
Av. Luisa Todi, 162, 2900- 451 Setúbal
Tel. 265239365 / 939553004
E-mail: maeds@amrs.pt



MAEDS EM PARCERIA COM A ESCOLA SECUNDÁRIA D. JOÃO II


 

Arraial Cultural Joanino, na Escola Secundária D. João II

Nesta interessantíssima iniciativa da Escola Secundária D. João II, coordenada pelos Professores Joseph Rodrigues e Maria João Reis, o MAEDS participou, através do seu Serviço Educativo, com a apresentação da exposição de originais de Nuno David /Figuras Populares e Ocupações tradicionais de Setúbal. A mesma  foi animada com um workshop de trabalhos gráficos inspirados no setubalense Francisco Augusto da Silva Finura ( Setúbal, 13/04/1929 a 04/09/2012; PROFISSÕES E HABILITAÇÕES - Professor de Hipnose, Telepatia, Retensão Memorial, Psicanálise, Magnetismo e Fascinação, Numismata, Arqueólogo, Inventor, Erudito Investigador e Coleccionador. Astro internacional de Cinema, artista de variedades, Ilusionista, Fakir, Toureiro, Marinheiro de Longo Curso, Escafandrista, Cozinheiro, Industrial de Conservas, Serralheiro, Torneiro, Bate-chapa, Mecânico, Electricista, Afinador de Bicicletas, Cromador, Recauchutador, Vulcanizador e Polidor de Metais. DESPORTO - Ex-Professor de Natação, Mergulhador profissional, Homem-Rã, Lutador, Boxeur, Judoca, Ciclista, Water-Pool Man, Vela, Remo, Ski Aquático, Pesca Submarina, Hóquei em patins, Basquetebol e Voleibol. DIPLOMAS - Diplomado pela Escola de Psicologia de Nancy (França), Diploma do Instituto de Socorros a Náufragos (Portugal) e Diploma de Dador de Sangue do Hospital de Setúbal. CONDECORAÇÕES - Medalha do Instituto de Socorros a Náufragos: 29 salvamentos. Rei do Carnaval de Setúbal em 1968, 1969 e 1970.)












In Memoriam

António Quaresma Rosa. Colaborador e Amigo do MAEDS

Nota de pesar e de gratidão


Visita guiada aos alunos da UNISETI, em 2015, pelo Professor António Quaresma Rosa. MAEDS, exposição “Chronos” da artista Rosa Nunes.


António Henrique Quaresma Rosa nasceu em Setúbal em 1938 e faleceu na mesma cidade na sexta-feira, dia 27 de Maio. Personalidade pública, exemplo de cidadão pró-activo, acompanhou o percurso do museu desde a sua fundação e colaborou em muitas das suas iniciativas, nomeadamente na organização do ciclo dedicado à memória do historiador Almeida Carvalho, no programa e exposição “Conhecer o Património da Região de Setúbal” e em várias Jornadas do Dia Internacional dos Museus. Esteve também presente, com o seu apoio sábio e afectivo, nos momentos mais difíceis. A actividade cultural e o movimento associativo de Setúbal muito beneficiaram com a sua generosa e empenhada intervenção.

 

Foi co-fundador e ocupou cargos directivos nos órgãos sociais do Círculo Cultural de Setúbal, polo agregador dos intelectuais de esquerda da nossa cidade durante os tempos negros do fascismo. Fez igualmente parte dos núcleos fundadores do Centro de Estudos Bocagianos e das Associações de Defesa do Património SALPA (Associação para a Salvaguarda do Património Cultural e Natural da Região de Setúbal) e DEPA (Centro de Estudo e Defesa do Património Histórico do Distrito de Setúbal). Desempenhou funções nos órgãos sociais destas instituições, bem como na LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão), no CIMM (Centro de Iniciativas Manuel Medeiros) da UNISETI, no Clube Naval Setubalense e na Associação Cultural Sebastião da Gama. Fez parte da Comissão Municipal de Toponímia.

 

Estudioso do património cultural setubalense, leccionou na Universidade Sénior de Setúbal ao longo de mais de uma década; foi colaborador de “O Setubalense”, nomeadamente na obra “Setúbal no Centro do Mundo”, editada em 2020 para assinalar os 165 anos do jornal; foi um permanente colaborador do museu, aí proferindo muitas das suas aulas.

 

A relação fraterna que o ligava aos seus concidadãos, o prazer da partilha de conhecimentos com os outros, a disponibilidade para incentivar ideias e projectos culturais para a sua cidade, a capacidade de construir consensos, a postura positiva e apolínea como viveu fizeram de António Quaresma Rosa um setubalense ímpar, de quem os seus numerosos amigos vão ter saudades, e a cidade também, da Praça de Bocage ao Largo da Misericórdia, a Capricho, naturalmente, com tantas lembranças da juventude! O cais da “Asa do Avião”, de onde embarcava para Tróia, com a sua bem-amada, o Clube Naval, A Arrábida, o MAEDS, seguramente.

 

A sua memória perdurará como a de um cidadão de corpo inteiro, que abraçou até ao final da vida, a causa da defesa do património histórico-cultural do seu torrão natal.

Este é um lugar certo para tecer os fios da memória, mesmo em tempo de luto e de gratidão.

António Quaresma Rosa em visita à exposição “Chronos”. MAEDS, 2015.

 

Momento de pausa na visita ao centro histórico de Setúbal e sua cultura marítima. MAEDS, 2017.





 

 

 

 


ACERVO DO MAEDS EM 3D

 


Os ídolo-placa, geralmente de xisto, mais raramente de grés ou calcário, surgiram no Neolítico final do Centro e Sul de Portugal, em ambientes, de um modo geral, funerários, há cerca de 5200-5000 anos e sobreviveram até aos inícios de Calcolítico, há cerca de 4800 anos. A sua conotação com a morte é evidente, tal como com o sexo feminino da entidade que representam. A maioria dos exemplares conhecidos apresenta um carácter antropomórfico estilizado, cujo corpo se encontra “vestido” por estrutura têxtil de motivos geométricos diversificados; algumas peças mais evolucionadas possuem olhos solares. Excepcionalmente, a representação antropomórfica gravada nestas placas pétreas surge desnuda, com signos atribuídos ao sexo feminino. Na esmagadora maioria dos exemplares existe no topo um orifício que permitia a sua suspensão ao pescoço da(o) defunta(o). Diversas interpretações têm sido propostas para estes ideoartefactos “icónicos” da Pré-história portuguesa, que não serão aqui debatidas. O exemplar apresentado, proveniente de ossuário da Lapa do Bugio, do Neolítico final, e pertencente ao acervo do MAEDS, apresenta uma iconografia única. No interior do corpo da divindade feminina, encontra-se figurado o ídolo almeriense, muito divulgado em contextos coevos do Sudeste da Península Ibérica, manufacturado frequentemente em placa óssea. Podemos assim ler neste ídolo-placa uma alusão à maternidade, mas mais ainda, à interacção entre as costas atlântica e mediterrânea do sul da Ibéria e apreender uma narrativa que com 5000 anos nos indica ainda caminhos com futuro.

 Imagem 3D realizada em Blender. Elaborada por Francisco de Lima Nunes.

Clique aqui para ver a animação da peça>https://www.youtube.com/shorts/2sHnyCuhKWY



Comemorações do Dia Internacional dos Museu no MAEDS


O MAEDS comemorou o Dia Internacional dos Museus/22 numa jornada de três dias.

 

18 de Maio

Visitas guiadas e oficinas dirigidas ao património in situ no Centro Histórico de Setúbal.









 Inauguração da exposição “Temporal Atemporal”, de Pedro Almeida.



Foto de família com os 12 primeiros visitantes da exposição


- Revisitação da exposição “Um mundo a preto e branco. Meio século de opressão e sombras”, de Rosa Nunes.




 

20 de Maio

Conferência “Setúbal Liberal”, proferida por Albérico Afonso Costa.




21 de Maio

- Encontro de desenho ao ar livre no Castro de Chibanes (Palmela), com visita guiada.