MAEDS CONVIDA






Palestra, 3 Dezembro, 16h30
Histórias do Arquivo Leisner (1908-1972) na Arqueologia Europeia.
A vida, a obra e alguns apontamentos da região de Setúbal.

Com Ana Catarina Sousa (UNIARQ, Faculdade de Letras de Lisboa), Filipa Bragança, Fernanda Torquato (Direcção Geral do Património Cultural).

Exposição, 3 Dezembro a 7 Janeiro, 2017
O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa

Sobre:
Partindo do caso do Arquivo Leisner, a exposição pretende estimular as leituras interdisciplinares e as relações entre as diferentes organizações com património arquivístico relacionado com a Arqueologia.
Este arquivo integra o espólio documental reunido pelos arqueólogos alemães Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), apresentando um notável valor documental e cientifico para a História da Arqueologia Europeia das décadas de 40, 50 e 60 do século XX. Os estudos do Megalitismo Peninsular, tema central da investigação do casal Leisner, constituem ainda hoje referência incontornável.
Organização:
Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa - UNIARQ
Direção-Geral do Património Cultural - DGPC

Apresentação:
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/
Associação de Municípios da Região de Setúbal

Entidades parceiras:
Deutsches Archäologisches Institut - DAI; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; laboratório Nacional de Energia e Geologia (Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia); Museu de História Natural e Ciência Universidade do Porto); Museu Municipal Santos Rocha (Câmara Municipal da Figueira da Foz);
Museu Municipal Leonel Trindade (Câmara Municipal de Torres Vedras); Museu Regional de Beja - Museu Raínha D. Leonor (Câmara Municipal de Beja); Sociedade Martins Sarmento.
Entrada Livre

1 comentário: