11 de Novembro, 17h15, Sociedade de Geografia de Lisboa

Fazemos nosso o convite da Sociedade de Geografia de Lisboa para as próximas conferências integradas no ciclo "Sítios e materiais, (re)leituras e (re)interpretações", que serão proferidas pelas Profs. Mariana Diniz e Joaquina Soares.
Aqui fica o resumo da conferência da Profª Doutora Joaquina Soares:
"ECONOMIAS DO MAR E NEOLITIZAÇÃO DA COSTA SUDOESTE
A Costa Sudoeste foi a região do actual território português que mais precocemente adoptou a economia de produção de alimentos, e no entanto ela representa a última fronteira para inovações que tiveram o seu ponto de origem primário no Crescente Fértil. Esta evidência coloca em destaque o conceito de neolitização enquanto processo de transformações económicas, sociais e culturais nas quais terão participado factores endógenos e exógenos cruzados por mecanismos de osmose cultural, e onde, em última análise, a decisão coube aos grupos mesolíticos.

Embora não admitamos qualquer determinismo geográfico, é inevitável trazer à colação as vantagens oferecidas pelos meios aquáticos da Costa Sudoeste no enquadramento das mudanças comportamentais indispensáveis à neolitização. Nesta região foi possível acompanhar, no tempo longo, a marcha da sociedade mesolítica, desde os alvores do Holoceno, há cerca de 10.000 cal BC até aos primeiros momentos do Neolítico antigo, há cerca de 5700/5500 cal BC.

Sem comentários:

Enviar um comentário