2013- um ano de estágios e de voluntariado no MAEDS



Recebe o MAEDS anualmente jovens estagiários de diversos graus de ensino da Área das Ciências Humanas, Arqueologia, Artes, Turismo e também missões de voluntariado. Esta actividade de formação e partilha tem contribuído para uma maior aproximação entre o museu e os seus públicos, na renovada óptica de ecomuseu, a qual pressupõe a participação comunitária na gestão museológica.
No início de novo ano lectivo, temos ainda connosco dois jovens voluntários: Helena Loronha e Luis Delgado.

Durante o Verão atenderam público, colaboraram na orientação de visitas, colmataram lacunas criadas pelas férias de funcionários, participaram no inventário da Biblioteca, nos serviços administrativos, deram enfim o seu generoso contributo para que as rotinas deste serviço não se alterassem. Aqui fica o nosso agradecimento e uma pequena entrevista reveladora do perfil solidário e criativo da Helena Loronha e do Luis Delgado.

Nome: Helena Laronha
Idade: 21 anos
Profissão: Estudante

Nome: Luís Delgado
Idade: 19 anos
Profissão: Estudante


O que os levou a fazer um voluntariado no MAEDS?

R. H. -Foram várias as razões. Como participei em vários ateliers de Verão no MAEDS, conheço bem o espaço e achei interessante sentir a experiência de trabalhar num sítio que gosto. Pretendia ocupar os tempos livres das férias grandes. Sabia que o MAEDS fica com o número de funcionários reduzido no Verão devido às férias e quis ajudar nessa tarefa e ter uma experiência fora do ambiente escolar.

R. L. -A razão que me levou a fazer voluntariado no MAEDS foi resultado da minha experiência enquanto estagiário do MAEDS. Fiquei muito curioso em saber como funciona um Museu.

O que se ganha sendo voluntário?

R. H. -Experiência. Sentir a responsabilidade de estar em contexto laboral. Conviver com pessoas de outras idades muito diferentes da escola onde todos os colegas de turma são mais ou menos da mesma idade.

R. L. -Com este tipo de voluntariado ganha-se muita coisa, como por exemplo o saber do nosso património; por vezes estabelecemos uma ligação com outras cultural o que é, muito enriquecedor para mim.

Quais são as vossas expectativas para o futuro?

R. H. -Por enquanto é continuar o meu mestrado em Bioquímica para a saúde e ir o mais longe possível nesse campo. Depois gostaria de trabalhar na área da investigação química.


R. L. Para o futuro eu espero conseguir tornar-me num fotógrafo e um animador digital 3D, para além da saúde e felicidade.


Gostaram da experiência?



R. H.  E R. L.- ADORÁMOS









Sem comentários:

Enviar um comentário