HOMENAGEM AO PINTOR SETUBALENSE LE MATTRE DE CARVALHO

Pintura de Alfredo Mattre de Carvalho


Alfredo Le Mattre de Carvalho, pintor setubalense, nasceu faz agora (no dia 24 de Março) 100 anos. Para comemorar o 100º aniversário do nascimento deste ilustre paisagista, falecido em 1991, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), de parceria com o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) irá organizar uma exposição, no último trimestre de 2013, que mostrará, por um lado, obras de Le Mattre e, por outro, trabalhos de pintores actuais que, deste modo, se associarão a esta homenagem.
A pintura de Le Mattre de Carvalho caracteriza-se por “um paisagismo moderno” marcado por tons fortes de verdes, ocres, laranjas ou azuis. Em 1960 recebeu o prémio José Malhoa, da Sociedade Nacional de Belas Artes.
A sua actividade profissional dividiu-se pelo Ensino Técnico (Setúbal, Portalegre e Lisboa) e pela realização de projectos e montagem de exposições, muitas delas com fins didáticos, tendo participado, entre outras, nas seguintes: Centenário da Cidade de São Paulo (1953), Exposição Henriquina (1960), Portugal de Hoje, no Rio de Janeiro (1962), Salas de Etnografia do MAEDS (1975-76) e XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura (1983). 

Sem comentários:

Enviar um comentário