Exposição DIAS FELIZES

Ainda pode visitar até ao próximo dia 7 de Dezembro, na Galeria Municipal de Sobral de Monte Agraço, a exposição "Dias Felizes" (fotografia, instalação e video) de Rosa Nunes.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço com o apoio do MAEDS.



Convite: Inauguração da exposição "RETORNO AO PAISAGISMO. HOMENAGEM AO PINTOR LE MATTRE DE CARVALHO" 30 NOVEMBRO, 18H00, MAEDS. Contamos com a sua presença.

























O MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal) / ADS (Assembleia Distrital de Setúbal) e a LASA (Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão) têm a honra de convidar V. Exa. a participar na inauguração da exposição “Retorno ao Paisagismo. Homenagem ao Pintor Le Mattre de Carvalho”, no Sábado dia 30 de Novembro, pelas 18h00, no MAEDS.
A exposição contará ainda com obras dos pintores Acácio Malhador, Eduardo Carqueijeiro, Helena Mendonça, Joaquim Gonçalves, José Cascada, Luciano Costa, Manuel Branco e Nuno David.

Obras e fotografias de Le Mattre cedidas por: Carlos Le Mattre Carvalho, Judite Carvalho, Diamantino Vasconcelos, Luciano Costa, Sociedade Nacional de Belas Artes, Ricardo Le Mattre Rosenheim Rodrigues, Ana Cristina Rosenheim Rodrigues Sanchez Prieto, Graça Erika Rosenheim Rodrigues e Câmara Municipal de Marvão.


Exposição patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2014.

Mais uma conferência a não perder...


Contamos com a sua presença...


História do ambiente e comportamento humano


Durante os últimos anos tem sido levado a cabo uma revisão da história ambiental e da sua relação com o comportamento humano. Para isso contribui a integração de disciplinas tão diferenciadas como a antropologia, a arqueologia, a história, a geografia ou a psicologia. A recente introdução do termo Antropoceno para designar o período correspondendo aos últimos 10 mil anos da história da terra é disso consequência. A presente conferência pretende resumir a evolução da interacção ser humano - ambiente pretendendo demonstrar a contínua modificação de ecossistemas ao longo do espaço e do tempo. Esse processo dinâmico do qual serão apresentados vários exemplos, implica necessariamente  uma dualidade na acção dos humanos que são, a um tempo, "destruidores" e "sofredores". Será apresentada uma visão explicativa desse comportamento onde a racionalidade limitada, as heurísticas simples de tomada de decisão e comportamentos de grupo substituem de forma radical a visão dos Humanos como racionais e escolhendo sempre as alternativas que lhes são mais coniventes.
esta visão de Ambiente e de Ser Humano terá necessariamente de ter consequências na explicação e intervenção nos momentos presente e futuro. 
José Palma Oliveira

VAMOS FALAR DE ESPECTÁCULO...marque já na sua agenda


Aqui ficam algumas imagens do excelente sábado na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca em Santiago do Cacém.

Apresentação da exposição colectiva
ILUSTRAR PALAVRA
Ana Férias
Catarina Garcia
Eduardo Carqueijeiro
Luis Valente
Rosa Nunes







Apresentação do Livro
"DE GANTE A SOMOTRÁCIA. POEMAS OCASIONAIS"
De Joaquina Soares
Apresentação: José Mouro
Declamação: Luis Cruz





ATELIER DAR VIDA DAS PALAVRAS






Marine Ventures ou adaptação das sociedades humanas a frentes oceânicas e ribeirinhas no tempo longo e à escala global


Foi este o tema do Simpósio Internacional que decorreu em Trondheim (Noruega) de 2 a 6 de Outubro/2013.

O MAEDS fez jus à nossa cultura marítima, fazendo-se representar através da comunicação: Rethinking the Mesolithic of the Sado PaleoEstuary (Portugal). Semisedentary huntergatherers, por Joaquina Soares.


Para saber mais consultar:

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA...


MAEDS E SYNAPSIS APRESENTAM:


Descubra como decorreu o lançamento do livro Setúbal Arqueológica V.14 na Sociedade de Geografia de Lisboa



SETÚBAL ARQUEOLÓGICA VOLUME.14
O lançamento do volume 14 (304 páginas) de "Setúbal Arqueológica", dedicado ao tema "Pré-história das Zonas Húmidas. Paisagens de Sal" decorreu no dia 27 de Setembro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, e contou com a presença da Profª Doutora Joaquina Soares para a apresentação do livro e com a conferência "O Castelo Belinho e o megalítismo do Barlavento Algarvio" proferida pelo Prof. Doutor Mário Varela Gomes.





Não se esqueça do nosso convite para a apresentação do livro "PRÉ-HISTÓRIA DAS ZONAS HÚMIDAS. PAISAGENS DE SAL" na Sociedade de Geografia de Lisboa.


2013- um ano de estágios e de voluntariado no MAEDS



Recebe o MAEDS anualmente jovens estagiários de diversos graus de ensino da Área das Ciências Humanas, Arqueologia, Artes, Turismo e também missões de voluntariado. Esta actividade de formação e partilha tem contribuído para uma maior aproximação entre o museu e os seus públicos, na renovada óptica de ecomuseu, a qual pressupõe a participação comunitária na gestão museológica.
No início de novo ano lectivo, temos ainda connosco dois jovens voluntários: Helena Loronha e Luis Delgado.

Durante o Verão atenderam público, colaboraram na orientação de visitas, colmataram lacunas criadas pelas férias de funcionários, participaram no inventário da Biblioteca, nos serviços administrativos, deram enfim o seu generoso contributo para que as rotinas deste serviço não se alterassem. Aqui fica o nosso agradecimento e uma pequena entrevista reveladora do perfil solidário e criativo da Helena Loronha e do Luis Delgado.

Nome: Helena Laronha
Idade: 21 anos
Profissão: Estudante

Nome: Luís Delgado
Idade: 19 anos
Profissão: Estudante


O que os levou a fazer um voluntariado no MAEDS?

R. H. -Foram várias as razões. Como participei em vários ateliers de Verão no MAEDS, conheço bem o espaço e achei interessante sentir a experiência de trabalhar num sítio que gosto. Pretendia ocupar os tempos livres das férias grandes. Sabia que o MAEDS fica com o número de funcionários reduzido no Verão devido às férias e quis ajudar nessa tarefa e ter uma experiência fora do ambiente escolar.

R. L. -A razão que me levou a fazer voluntariado no MAEDS foi resultado da minha experiência enquanto estagiário do MAEDS. Fiquei muito curioso em saber como funciona um Museu.

O que se ganha sendo voluntário?

R. H. -Experiência. Sentir a responsabilidade de estar em contexto laboral. Conviver com pessoas de outras idades muito diferentes da escola onde todos os colegas de turma são mais ou menos da mesma idade.

R. L. -Com este tipo de voluntariado ganha-se muita coisa, como por exemplo o saber do nosso património; por vezes estabelecemos uma ligação com outras cultural o que é, muito enriquecedor para mim.

Quais são as vossas expectativas para o futuro?

R. H. -Por enquanto é continuar o meu mestrado em Bioquímica para a saúde e ir o mais longe possível nesse campo. Depois gostaria de trabalhar na área da investigação química.


R. L. Para o futuro eu espero conseguir tornar-me num fotógrafo e um animador digital 3D, para além da saúde e felicidade.


Gostaram da experiência?



R. H.  E R. L.- ADORÁMOS










O MAEDS associa-se às comemorações da Noite Europeia dos Investigadores 2013/27 Setembro, através da apresentação pública do livro “Pré-história da Zonas Húmidas. Paisagens de Sal”, pelas 18h00, na Sociedade de Geografia de Lisboa, onde se publicam resultados do projecto de investigação que tem vindo ser desenvolvido pelo MAEDS com o apoio da SIMARSUL, na jazida pré-histórica da Ponta da Passadeira (Barreiro).



Visite o Museu no dia 27 de Setembro e adquira uma publicação com 50% de desconto.



REVISTA SETÚBAL ARQUEOLÓGICA/vol. 14

EM SETEMBRO O MAEDS LANÇA UM NOVO LIVRO DE ARQUEOLOGIA. FICA DESDE JÁ CONVIDADO A PARTICIPAR.
Brevemente anunciaremos a data e o local.




CRIANÇAS DE PINHAL NOVO VISITAM ESCAVAÇÕES DE CHIBANES .24/07/2013

Cerca de 40 crianças visitaram as escavações de Chibanes. A torre romano-republicana da área de cota mais elevada do castro mereceu o particular interesse dos pequenos visitantes. Filipe Gardete, mestrando em Arqueologia, explicou a jazida.