PRÓXIMA EXPOSIÇÃO NO MAEDS

BEYOND THE GRAVE – Fotografia, instalação e vídeo
Rosa Nunes

Inauguração no sábado, dia 12 de Março, 16.30H, MAEDS

O presente projecto expõe através de diversas expressões artísticas, a angústia dos humanos, a degradação dos espaços e da memória, afectados pela Guerra. A passagem de meio século sobre o início da guerra colonial portuguesa particularizou este projecto, adaptando o seu conceito geral a uma situação de caso, ainda hoje com forte repercussão na cultura e no imaginário colectivo dos portugueses.

O projecto constrói-se em vários momentos:

I.-Fim da juventude – peça constituída por instalação fotográfica, com 15 elementos. Repete-se incessantemente um jovem mancebo, frágil e desprotegido, face a uma impiedosa máquina de guerra que o começa a formatar, transformando-o em número, aniquilando dessa forma o tempo de uma juventude irremediavelmente perdida.

II.-Namoro em tempo de guerra – Este tema constitui a segunda parte do projecto e nele se congrega a demonstração da dificuldade do amor para os jovens portugueses dos anos 60/70 do século XX. Tenta-se mostrar a hipocrisia, e a ilusão criada pelo regime salazarista através de diversas mistificações.

III. Destroços do Império – O aquartelamento que constituiu o campo de trabalho adquire o estatuto simbólico de representação da ideia de Império português. A sua fragmentação e ruína após a desafectação militar, expõe metaforicamente o colapso daquele.

IV. Vídeo – Um homem adulto movimenta-se incessantemente e descontroladamente, sem contudo conseguir mudar de lugar: um pesadelo? Que desafios lhe foram colocados? É este estado de espírito e também a força vital do ser humano que uma vez consciencializado lhe permitem repudiar a repressão e alcançar a liberdade.

A exposição ficará patente ao público até ao dia 21 de Maio de 2011.

POESIA SOBRE A GUERRA
Momentos de declamação poética por  Marília Espírito Santo.






Sem comentários:

Enviar um comentário