O ARQUEÓLOGO CARLOS TAVARES DA SILVA FOI HOMENAGEADO PELA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Ontem, dia 26 de Janeiro, perante uma plateia de arqueólogos no anfiteatro 2, da Faculdade de Letras, Carlos Tavares da Silva, arqueólogo do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, foi laureado pela UNIARQ com um livro de homenagem.

A obra insere-se nos Estudos & Memórias, nº 16, da UNIARQ, sob o tema “Terra e Sal, das antigas sociedades camponesas ao fim dos tempos modernos, estudo oferecido a Carlos Tavares da Silva”, com artigos de diversos autores, que abordaram temas que vão do Mesolítico à época Moderna. A obra foi editada pelo prof. Victor Gonçalves, tendo a direcção da Prof. Ana Catarina de Sousa.

Abriu a sessão o Director da Faculdade de Letras, Prof. Miguel Tamen, a que se seguiu o Prof. Victor Gonçalves e a Subdirectora da UNIARQ a Prof. Mariana Diniz, que falaram da grande importância do trabalho que foi desenvolvido por Carlos Tavares da Silva, de grande valor cientifico para a arqueologia portuguesa.

O livro foi apresentado pelo Dr. Rui Parreira, da Direcção Regional de Cultura do Algarve, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo homenageado, terminando com referências aos diversos artigos ali levados à estampa.

 

                                                       Doutor Guilherme Cardoso








Reportagem fotográfica de Doutor Guilherme Cardoso


 

O Arqueólogo setubalense e co-fundador do MAEDS, Carlos Tavares da Silva, vai ser homenageado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na próxima quarta-feira, pelas 18 horas. Aqui fica o convite para a participação de todos os interessados.



Sarau Poético com José Fanha

22 Janeiro / 18h00 / Auditório Bocage.
Evento integrado no Programa Cultural "Bocage o Poeta da Liberdade. A construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage"".

Entrada livre, sujeita a reserva:
maeds@amrs.pt
265239365/ 939553004
Auditório Bocage
Av. Nuno Álvares, 2910-269 Setúbal
*Uso obrigatório de máscara e apresentação do certificado digital COVID



Já se encontram disponíveis os novos artigos dos investigadores do MAEDS publicados no volume 5 da revista Ophiussa:

 

- “A economia alimentar em Chibanes (Palmela) - Horizonte Campaniforme”, por João Luís Cardoso, Carlos Tavares da Silva, Joaquina Soares e Filipe Martins.
- “O sítio do Neolítico antigo de Montum de Baixo (Melides - Alentejo Litoral)”, por Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Susana Duarte.
Divulgamos ainda a recensão bibliográfica da monografia do sítio arqueológico da Gaspeia, realizada por João Luís Cardoso:
- “Gaspeia: uma monografia exemplar”, por João Luís Cardoso.