SEMANA DO MAR


3 de Outubro, 15h00

Visita "Centro Histórico de Setúbal e Cultura Marítima"
Orientada pela Prof. Doutora Joaquina Soares

Local de encontro: MAEDS (Av. Luisa Todi, 162)

Inscrições gratuitas:
265239365/939553005
maeds@amrs.pt




Balanço do Encontro de Arqueologia Urbana e História Local | Homenagem a Almeida de Carvalho

Realizou-se nos dias 8 e 9 de Setembro de 2017 um evento dedicado à Arqueologia Urbana e à História Local organizado pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Dsitrito de Setúbal (MAEDS), Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Câmara Municipal de Setúbal (CMS), Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) e Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI).


A página dedicada ao encontro (http://arqueohistoria.maeds.amrs.pt/) serviu de plataforma a todas as informações acerca do mesmo, bem como de recepção dos 73 formulários de inscrição online. Estes 73 inscritos contrastam com os 104 participantes efetivos registados pelo secretariado aquando da receção dos participantes. Sabemos assim que 97,7% dos inscritos participou ativamente neste encontro, sendo que no primeiro dia, sexta-feira dia 8, assistiram ao encontro 77,6% da totalidade dos inscritos. O tratamento dos dados presentes nos formulários de inscrição permitiu aferir que a maior parte dos participantes integrava os Municípios e Museus Municipais (44%), os meios académicos (Ensino Superior/ Centros de investigação (33%), Associações Culturais (12%), Empresas de Arqueologia (5%), Arquivos (4%), e Ensino Básico e Secundário (2%).

Quanto à origem dos participantes, a esmagadora maioria é proveniente da Região de Lisboa e Vale do Tejo com maior incidência dos concelhos de Setúbal (71%), Palmela (9%), Cascais (3%), Sintra (3%), e com valores de apenas 2% para residentes nos concelhos de Alcácer do Sal, Almada, Barreiro, Évora, Lisboa, Sesimbra e Região Autónoma da Madeira.

Foi ainda elaborado um questionário de satisfação nos formulários da Google (Google forms). Até ao presente dia (12/09/2017) foram apuradas 40 respostas, ou seja, apenas 38,4% dos participantes. Até ao momento a classificação dada ao evento é maioritariamente “Gostou” (97,5%), e apenas 2,5% que o classificam como “Não Gostou”. A maior parte dos inquiridos teve conhecimento do evento através de colegas/ amigos/ familiares (35%), seguidos de convite (15%), página institucional do MAEDS-AMRS/ CMS/ LASA/UNISETI (10%), e-mail institucional do MAEDS-AMRS/ CMS/ LASA/ UNISETI (17,5%), comunicação social – jornal “O Setubalense” (7,5%), Centro de Estudos Arqueológicos (7,5%), Comissão Executiva (5%) e Guia de Eventos da Câmara Municipal de Setúbal (2,5%).

Para ver a notícia completa consulte: