Sextas de Arte e Ciência... 24 Fvereiro, 21h30, MAEDS

"Pintura e Medicina"
Com Dr. António M. D. Poças

José Poças nasceu no Porto em 1958 e vive em Setúbal desde 1982.
É médico especialista em Medicina Interna, Doenças Infeciosas e Medicina do Viajante.
Presentemente, é Director de Serviço de Infeciologia no Hospital São Bernardo em Setúbal.
É um apaixonado pelos diversos temas da História, sobretudo da epopeia dos Descobrimentos e, em particular pela figura de Cristóvão Colombo.
É  um ávido leitor, sobretudo de romances históricos, apreciando muito aprofundar o sentido das citações de autores célebres que utiliza nas suas palestras.


Inspirado por uma viagem a São Tomé e Príncipe e por muitos momentos que marcam a sua carreira médica, José Poças mergulhou até à parte mais profunda da sua própria memória e escreveu "Ode ou Réquiem", alegoria sobre a natureza do acto médico, a propósito de algumas históricas clínicas reais.


SÁBADOS NO MUSEU...11 Fevereiro. Contamos com a sua presença



16h00- Apresentação da exposição de Homenagem à Arquitecta Teresa Beirão "UMA OBRA DEDICADA  À ARQUITECTURA EM TERRA"

17h00- Conferência "IMIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA PARA PORTUGAL: MENOS TRABALHADORES, MAIS INVESTIDORES E... REFUGIADOS?"
Prof. Doutor Jorge Malheiros (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)


Homenagem à Arquitecta Teresa Beirão
UMA OBRA DEDICADA  À ARQUITECTURA EM TERRA
MAEDS- Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
Av. Luisa Todi, 162, Setúbal

Arquitecta Teresa Beirão(1954-2015)
Teresa Beirão, com todo o seu trabalho e obra em prol da Arquitectura de terra em Portugal, foi uma das pioneiras na construção em terra, de uma forma contemporânea, e uma protagonista importante no ressurgimento, a partir de meados da década de 1990, da construção em terra crua em Portugal. Foi um membro impulsiona! dor da Associação Centro da Terra, com a qual colaborava activamente e onde exerceu o cargo de presidente.

A exposição faz uma retrospectiva do seu trabalho, com obras construídas entre 1996 e 2010, e inclui exemplos de habitações, edifícios públicos e intervenções em monumentos, como o caso do Castelo de Paderne.

A exposição ficará patente ao público de 11 Fevereiro a 31 Maio.
Horário de visitas:  Terça a Sábado das 9h00-12h30 e das 14h00 às 17h30.
Organização: Centro da Terra e Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ Associação de Municípios da Região de Setúbal.









Conferência "IMIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA PARA PORTUGAL: MENOS TRABALHADORES, MAIS INVESTIDORES E... REFUGIADOS?"

Prof. Doutor Jorge Malheiros (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)


Jorge Macaísta Malheiros
Geógrafo, Investigador e membro da direcção do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, onde também desempenha as funções de professor associado. Desenvolve investigação nas áreas dos estudos sociais urbanos e das migrações internacionais, tendo ainda interesse nas questões de geopolítica, com destaque para a análise de fluxos, a integração dos imigrantes, as dinâmicas demográficas, as relações de género, os problemas da habitação e da segregação e as relações fronteiriças e transnacionais.

Publicou diversos trabalhos em Portugal e no estrangeiro e participou e coordenou projectos no domínio das migrações, da integração, da exclusão social e da habitação, sendo membro do comité editorial do IMISCOE-Amsterdam University Press/Springer (Migration) e correspondente português do SOPEMI–OCDE. É Correspondente/Avaliador ou membro do Comité Consultivo da Revue Belge de Géographie, Revue Europeénne des Migration Internationales, Revista Migrações (Lisboa), Cadernos Metrópole e Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais (UFP).