Exposição DIAS FELIZES

Ainda pode visitar até ao próximo dia 7 de Dezembro, na Galeria Municipal de Sobral de Monte Agraço, a exposição "Dias Felizes" (fotografia, instalação e video) de Rosa Nunes.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço com o apoio do MAEDS.



Convite: Inauguração da exposição "RETORNO AO PAISAGISMO. HOMENAGEM AO PINTOR LE MATTRE DE CARVALHO" 30 NOVEMBRO, 18H00, MAEDS. Contamos com a sua presença.

























O MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal) / ADS (Assembleia Distrital de Setúbal) e a LASA (Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão) têm a honra de convidar V. Exa. a participar na inauguração da exposição “Retorno ao Paisagismo. Homenagem ao Pintor Le Mattre de Carvalho”, no Sábado dia 30 de Novembro, pelas 18h00, no MAEDS.
A exposição contará ainda com obras dos pintores Acácio Malhador, Eduardo Carqueijeiro, Helena Mendonça, Joaquim Gonçalves, José Cascada, Luciano Costa, Manuel Branco e Nuno David.

Obras e fotografias de Le Mattre cedidas por: Carlos Le Mattre Carvalho, Judite Carvalho, Diamantino Vasconcelos, Luciano Costa, Sociedade Nacional de Belas Artes, Ricardo Le Mattre Rosenheim Rodrigues, Ana Cristina Rosenheim Rodrigues Sanchez Prieto, Graça Erika Rosenheim Rodrigues e Câmara Municipal de Marvão.


Exposição patente ao público até ao dia 25 de Fevereiro de 2014.

Mais uma conferência a não perder...


Contamos com a sua presença...


História do ambiente e comportamento humano


Durante os últimos anos tem sido levado a cabo uma revisão da história ambiental e da sua relação com o comportamento humano. Para isso contribui a integração de disciplinas tão diferenciadas como a antropologia, a arqueologia, a história, a geografia ou a psicologia. A recente introdução do termo Antropoceno para designar o período correspondendo aos últimos 10 mil anos da história da terra é disso consequência. A presente conferência pretende resumir a evolução da interacção ser humano - ambiente pretendendo demonstrar a contínua modificação de ecossistemas ao longo do espaço e do tempo. Esse processo dinâmico do qual serão apresentados vários exemplos, implica necessariamente  uma dualidade na acção dos humanos que são, a um tempo, "destruidores" e "sofredores". Será apresentada uma visão explicativa desse comportamento onde a racionalidade limitada, as heurísticas simples de tomada de decisão e comportamentos de grupo substituem de forma radical a visão dos Humanos como racionais e escolhendo sempre as alternativas que lhes são mais coniventes.
esta visão de Ambiente e de Ser Humano terá necessariamente de ter consequências na explicação e intervenção nos momentos presente e futuro. 
José Palma Oliveira